ANIVERSÁRIO
Esquadrão Pantera celebra 54 anos de excelência operacional
Com uma trajetória marcada por bravura, profissionalismo e espírito de missão, o Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV) – Esquadrão Pantera celebrou, no dia 18/07, 54 anos de criação. A solenidade foi realizada no Hangar da unidade na Base Aérea de Santa Maria (BASM), e foi presidida pelo Comandante da BASM, Tenente-Coronel Aviador Arthur Ribas Teixeira, e reuniu militares, autoridades e convidados.
Durante a cerimônia, o Comandante do Esquadrão Pantera, Tenente-Coronel Aviador Kleison Roni Reolon, ressaltou o legado da unidade. “Celebrar os 54 anos do Esquadrão Pantera é reverenciar uma história construída com bravura, profissionalismo e compromisso com a missão. É também reconhecer os homens e mulheres que diariamente mantêm esse espírito vivo”, finalizou.
Um dos momentos marcantes do evento foi a entrega da Medalha Mérito Heróis Alados do Brasil, instituída pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil (AECB). A honraria foi concedida a 40 militares da FAB que se destacaram pela atuação na Operação Taquari II, deflagrada em maio de 2024 para apoiar a população do Rio Grande do Sul (RS) atingida pelas enchentes. Entre os agraciados esteve o Tenente Aviador Rhajyv Siadh Brito de Oliveira, do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação (1º/11º GAV) - Esquadrão Gavião, sediado na Base Aérea de Natal (BANT).
“Foi um marco na minha carreira. A cada decolagem carregávamos esperança. Esta medalha representa não apenas minha atuação, mas o esforço coletivo de todos que estiveram ao meu lado”, afirmou o Tenente Siadh.
A cerimônia também contou com um reconhecimento especial ao Esquadrão Pantera, pela empresa norte-americana especializada no projeto e fabricação de helicópteros, a Sikorsky Aircraft Corporation, pelo alto desempenho operacional dos helicópteros H-60L Black Hawk durante as missões de resgate na Taquari II. A distinção reforça o protagonismo da unidade em operações de salvamento e apoio à população em situações de emergência.
A homenagem aos militares dá continuidade ao tributo iniciado em abril deste ano, quando outros 50 integrantes da FAB foram agraciados por sua participação na mesma operação humanitária. Para a Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT), a celebração do aniversário do Esquadrão Pantera reforça o espírito de integração entre unidades da Força Aérea e a prontidão de seus efetivos em atender à sociedade brasileira.
Fotos: Cabo Kassiel / BASM